Uma fábrica foi alvo da Operação Alcanos na manhã desta quinta-feira (20), por fabricação e comercialização de manteiga adulterada com o uso de gordura vegetal em substituição ao creme de leite. As investigações constataram adulteração com o uso de gordura vegetal, ácido sórbico/sorbato e a presença de coliformes totais e fecais.
Segundo a Polícia Federal (PF), o mandados de prisão temporária, busca e apreensão estão sendo cumpridos em Itamonte e Pouso Alto, em Minas Gerais, e nas cidades de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, em São Paulo. Dois sócios do laticínio teve a prisão temporária expedida pela polícia por cometeram o crime de ameaça contra um fiscal do MAPA.
Os ganhos irregulares com a falsificação foram estimados em aproximadamente R$ 12.390.338,48, calculados sobre as vendas dos anos de 2021 e 2022 até 1º de julho. A Justiça Federal determinou o sequestro de bens.
A operação foi deflagrada pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
Os envolvidos poderá responder pelos crimes de corrupção, adulteração ou alteração de substância ou produtos alimentícios (art. 272, §1º-A, CP); invólucro ou recipiente com falsa indicação (art. 275, CP) e falsificação de selo ou sinal público (art. 296, §1º, incisos I e II, CP), além de amaça no curso do processo (art. 344, CP) e, se condenados, poderão cumprir até 24 anos de reclusão além de multa.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.