Veja oito conselhos sobre o que fazer para diminuir o estresse e ter mais qualidade de vida
O que fazer para diminuir o estresse? Depois de um dia cheio de trabalho, trânsito e de muita correria, essa é uma questão importante e que pode impactar diretamente na sua saúde.
Sair do piloto automático é o primeiro passo. Incluir alguns hábitos no dia a dia — como ler notícias boas, por exemplo — pode ser uma boa pedida.
Você sabia que 32% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho desenvolveram a Síndrome de Burnout (conforme pesquisa da Isma-BR)? Basicamente, mais de um terço dos trabalhadores chegaram ao limite emocional — e até mesmo físico — por conta de situações desgastantes no emprego.
O que fazer para diminuir o estresse
Em primeiro lugar, vale ressaltar que você não está sozinho. A cobrança por bons resultados e a constante pressão têm gerado estresse em pelo menos 60% dos trabalhadores no mundo — é o que mostra uma pesquisa do Grupo Regus.
Para não cair — ou até mesmo sair destas estatísticas, veja oito dicas sobre o que fazer para diminuir o estresse:
1. Leia notícias mais positivas
Cercar-se de boas energias e nutrir-se de histórias positivas traz um impacto direto à saúde mental e física.
Um exemplo disso é um estudo da a Harvard TH Chan School of Public Health. A pesquisadora Laura Kubzansky aliou o consumo de notícias que despertam o otimismo à redução de mortes por doenças cardíacas ou derrames.
E que tal dar uma ajudinha para os neurônios espelhos? Acredita-se que os mamíferos — inclusive os seres humanos — possuem esses neurônios, que têm a capacidade de imitar o que vêem. Logo, se você se cerca de notícias boas e inspiradoras, está ensinando o seu cérebro a copiar esse comportamento.
2. Reduza alimentos estimulantes
Sim, o café e chás ricos em cafeína são grandes aliados para lutar contra o cansaço, mas, quando se fala em estresse essas bebidas são um tiro no pé. Isso vale também para a nicotina, bebidas alcoólicas e açúcares refinados — aqueles presentes em produtos industrializados.
Por mais que na hora pareça que o efeito é relaxante, essas substâncias são estimulantes e irão aumentar — ao invés de reduzir — o estresse no corpo. Pequenas escolhas mais saudáveis, como comer uma fruta ou beber água, serão mais eficientes a longo prazo.
3. Pratique exercícios físicos
Sim, exercícios físicos vão te ajudar a reduzir o estresse. Isso porque, principalmente as atividades aeróbicas, liberam endorfina e serotonina no corpo.
São esses dois neurotransmissores os responsáveis pela sensação de bem estar e alegria no cérebro.
4. Durma bem
Quando nasce, o bebê costuma chorar por dois motivos: sono e fome. Não pense que isso muda quando a pessoa cresce. Mesmo que muitas vezes você não perceba, a má qualidade do sono também afeta o humor e eleva o nível de estresse.
Isso é uma bola de neve, já que o estresse produz adrenalina e atrapalha a pessoa a dormir. Um grande aliado de uma boa noite de descanso é, justamente, a dica anterior: a prática de exercícios físicos. É perceptível o quanto esses hábitos são importantes, né?
5. Fale com alguém
Seja com um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra, ou com um ombro amigo, expor o que está sentindo é uma ferramenta importante no combate ao estresse.
Além de ter uma perspectiva diferente do que você está passando, ouvir em voz alta sobre sua realidade tira aquele “véu negro” que o estresse coloca nos problemas e pode te ajudar a lidar de forma mais produtiva, encontrando uma solução.
6. Respeite os sinais que seu corpo dá
Seu corpo te dá sinais todos os dias de como ele está. Com o estresse não é diferente. Fique atento se, de repente, perceber sintomas como:
- Aparecimento frequente de acnes
- Dores de cabeça
- Dores crônicas
- Alergias e doenças de pele
- Gripes constantes
- Diminuição da energia
- Insônia
- Alteração na libido
- Perda de apetite
- Ou queda de cabelo.
Ao contrário de um jogo de bingo, quanto mais desses itens você perceber em você, maior o sinal que você está negligenciando sua saúde mental. Por isso, respeitar os sinais que o corpo dá é fundamental para ter uma vida saudável e longa.
7. Diga não sem culpa
Assumir responsabilidades que você não estava planejando ou que irão te sobrecarregar só vai comprometer sua saúde mental e aumentar sua carga de estresse.
Esse item pode ser um dos maiores desafios para quem está acostumado a agradar demais ou tem receio de estar perdendo uma oportunidade. Dizer não para algo que está além de sua capacidade é, também, dizer sim para os seus limites.
8. Assuma o controle
Um problema que parece impossível de ser resolvido pode ser um gatilho para o estresse. Assuma as rédeas com a seguinte técnica:
- Anote o problema em um papel
- Crie o máximo de soluções possíveis
- Elenque pontos negativos e positivos de cada solução
- Escolha uma solução e deixe claro o passo a passo dela (o que será feito, como, quando, quem será envolvido e onde vai ser realizado)
Dessa forma, você se torna o protagonista e desmistifica a ideia do insolucionável.
Procurar saber o que fazer para diminuir o estresse já é o primeiro passo para a qualidade de vida. Agora, é só colocar em prática e colher os resultados de uma vida mais saudável.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.