Desde que o Paris Saint Germain conseguiu renovar com o atacante Kylian Mbappe, diversas mudanças têm acontecido dentro clube. A próxima deve ser a chegada de Christophe Galtier, que pode ser confirmado como novo técnico da equipe para a próxima temporada nos próximos dias.
Galtier chega ao clube da capital parisiense para substituir Maurício Pochettino. O argentino não conseguiu conduzir o clube ao tão sonhado título da Liga dos Campeões da Europa, apesar dos diversos títulos nacionais que conquistou no clube.
Agora, uma das exigências de Mbappe seria por um treinador francês, o que lhe traria maior confiança no relacionamento com os jogadores sul-americanos, entre eles Neymar, Messi e Leonardo Paredes. Os três são líderes do elenco, e há quem diga que o relacionamento com os jogadores franceses não é dos melhores.
Galtier ainda não foi anunciado, mas, segundo a imprensa francesa, isso é apenas questão de tempo. O treinador tem dois anos restantes em seu contrato com o Nice e o PSG terá que pagar € 10 milhões de euros para comprá-lo. Esses detalhes estão sendo definidos para que o acerto, enfim, seja confirmado pelas duas equipes.
Seu novo contrato com o PSG será de dois anos, com opção de um terceiro, de acordo com informações divulgadas por jornais como L’Equipe e RMC Sport. Os detalhes salariais e de quanto Galtier vai receber não foi divulgados, mas é de se imaginar que o treinador chegue com um salário menor que Pochettino.
De acordo com uma lista de salários brutos estimados para os gerentes da Ligue 1 publicada pelo L’Equipe em março de 2022, Pochettino estava em 1,1 milhão brutos de euros por mês, enquanto Galtier recebia 330 mil euros mensais para comandar o Nice.
Como treinador, Galtier conquistou dois troféus, sendo o primeiro deles na temporada 2012-13, quando conquistou a Coupe de la Ligue com o Saint-Etienne. Na temporada 2020-21, Galtier recebeu muitos elogios ao conquistar o título da Ligue 1 com o Lille, terminando um ponto à frente do PSG. Foi a primeira vez que o Lille conquistou o título em 10 anos.
A história do provável futuro treinador do Paris Saint Germain tem momentos interessantes. Ele foi um jogador com certo renome, com passagens por Olympique de Marselha, Lille, entre outros. Depois de pendurar as chuteiras, começou a trabalhar como assistente em clubes como Bastia, Al-Ain, Portsmouth, Sochaux, Lyon e Saint-Etienne.
Galtier começou sua carreira como técnico no Saint-Etienne em dezembro de 2009 e permaneceu no clube até maio de 2017. Durante esse período, o Saint-Etienne terminou no top 10 em sete temporadas consecutivas do Campeonato Francês, com vagas em competições europeias em alguns momentos, feito raro na história do clube. Em 2013, o Saint-Etienne venceu o Rennes e conquistou a Coupe de la Ligue – seu primeiro troféu em 32 anos.
Em dezembro de 2017, Galtier assumiu o comando do Lille e os ajudou a evitar o rebaixamento. Na campanha seguinte, o Lille terminou em segundo e se classificou para a Liga dos Campeões. O título da temporada 2020/2021 foi a consagração de um treinador jovem, emergente e que tem conseguido conquistar seu espaço no futebol francês.
Do ponto de vista futebolístico, Galtier prefere que sua equipe jogue e em 4-4-2, com uma saída de bola desde o goleiro. Seus times atuam sob pressão, sempre de forma compacta, e buscando retomar a bola rapidamente. Esse estilo de jogo pode ser um problema em um ataque com Neymar, Mbappe e Messi, já que nenhum dos três costuma pressionar na saída de bola.
Pochettino foi nomeado técnico do PSG em janeiro de 2021 e, durante seu tempo no clube, conquistou o título da Ligue 1, além da Coupe de France e do Trophee des Champions. Ainda assim, isso foi pouco não só para a torcida, mas também para a direção do clube francês.
A gota d’água aconteceu na última temporada, quando o time foi eliminado pelo Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O Real Madrid acabou por vencer por 3-2 no total, com Karim Benzema marcando os três gols do jogo.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.