Os belo-horizontinos estão dispostos a presentear neste Dia das Mães. De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com consumidores da capital mineira, 68% afirmam que pretendem homenagear as mães na data.
“O consumidor tem se mostrado mais positivo em relação à comemoração do Dia das Mães. A flexibilização do isolamento social vai permitir que os tradicionais almoços da data possam acontecer. Com isso, a tendência é que o consumo aumente”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O crescimento de 21,1% no valor do tíquete médio deste ano, em comparação ao de 2021, vai ao encontro da fala do dirigente. Para 2022, os consumidores pretendem investir, em média, R$ 126,61 nos presentes, sendo que a maioria (56,9%) deve adquirir um item; 29,9% disseram que vão comprar dois presentes; 6,6% vão levar para casa três produtos e 3,6%, quatro itens.
Mães devem renovar o guarda-roupa
A lista de compras do consumidor é semelhante à perspectiva dos lojistas, já que a maioria dos filhos (44,3%) pretende comprar roupas; 25% disseram que vão presentear com calçados; 17,1% com perfumes ou hidratantes e 15% vão dar flores ou plantas.
Na análise por categoria, o investimento dos filhos deverá ser:
- Calçados – R$ 126,43
- Perfumes ou hidratantes – R$ 125
- Roupas – R$ 118,55
- Flores ou plantas – R$ 103,57
Ao serem questionados sobre o que influencia na escolha do presente, a maioria (68,6%) afirma que é o desejo da pessoa a ser presenteada. A qualidade do produto surge em segundo lugar, com 15%; preço, desconto e promoção empatam com 6,4% e a sustentabilidade do produto surge com 1,4%.
Pagamento à vista
Assim como preveem os lojistas, os consumidores também querem evitar dívidas. Por isso, o pagamento à vista será a preferência da maioria dos entrevistados (78,6%). Já a maioria das compras parceladas serão divididas em até duas vezes.
Os pagamentos aparecem da seguinte forma:
- Cartão de débito – R$ 28,6%
- À vista no cartão de crédito – 25%
- Dinheiro – 22,9%
- Parcelado no cartão de crédito – 20,7%
Compras em lojas físicas
52,1% dos consumidores entrevistados disseram que pretendem comprar os presentes em lojas físicas, sendo que 25,7% irão a estabelecimentos de rua em centros comerciais; 24,3% a shopping centers e 2,10% nas lojas de bairro. As compras pela internet devem ser a escolha de 32,9%. A aquisição com pequenos comerciantes autônomos representa 12,1% e a Feira Hippie, 0,7%.
“Um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores vem sendo a pesquisa dos produtos na internet e a efetivação da compra no ambiente físico. Por isso, é extremamente importante que o lojista esteja presente nesses dois canais e em ambos ofereça uma experiência positiva para o cliente”, aconselha o presidente da CDL/BH.
Após dois anos de isolamento, as reuniões em datas comemorativas são uma excelente oportunidade para reaproximar as famílias. Com este pensamento, 55,3% dos entrevistados afirmam que vão realizar uma comemoração neste Dia das Mães. Sendo que a maioria (49,5%) vai promover um almoço em casa; 5,3% irão a restaurantes durante o almoço e 0,5% durante o jantar.
Atendimento e preço: vilões e mocinhos ao mesmo tempo
Quando questionados sobre quais fatores são atrativos e limitadores na hora da compra, bom atendimento e preço aparecem nas primeiras posições em versões positiva e negativa.
Um bom atendimento influencia a compra de 57,1% dos consumidores, bem como um preço atraente é determinante para 55,7%. Em contrapartida, o mau atendimento faz 47,1% dos clientes desistirem da compra e 42,9% são impactados negativamente pelo alto preço.
Dentre as demais atrações listadas pelos consumidores que favorecem uma compra estão:
- Qualidade do produto – 30,7%
- Promoções e sorteios – 21,4%
- Educação e cortesia dos funcionários – 14,3%
- Agilidade no atendimento – 12,9%
Já as demais dificuldades que prejudicam uma compra são:
- Lojas muito cheias – 31,4%
- Pouca vaga de estacionamento – 17,1%
- Pouca variedade de produtos – 17,1%
- Baixa qualidade dos produtos – 12,9%
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.