Com o anúncio do rodízio no abastecimento de água em Belo Horizonte e Região Metropolitana é preciso diminuir o consumo. Por mais que queiramos manter a calma, acaba sendo angustiante tentar fazer nossas tarefas sem esse recurso. É por isso que a economia e o reaproveitamento de água andam em evidência nos últimos tempos.
Com o passar dos anos, a teoria de que a água era uma fonte inesgotável ficou no passado. Se pararmos para analisar o futuro, temos a sensação de que, talvez, ela não seja mais tão acessível. É justamente por isso que preservá-la é tão importante.
Como seu gasto em excesso fica por conta de muitos hábitos corriqueiros do nosso dia a dia, separamos 8 dicas fundamentais para você colocar em prática e ajudar o meio ambiente. Veja abaixo!
VEJA TAMBÉM
- Saiba quais bairros de Belo Horizonte e Contagem terão rodízio de água nesta quinta
- Copasa anuncia rodízio de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte
1. Mantenha as torneiras fechadas
Provavelmente você já ouviu de alguém que é preciso fechar a torneira enquanto escova os dentes, certo? Pois essa dica é bastante válida quando se quer economizar um recurso tão valioso. Insira esse costume na sua rotina aos poucos, até que finalmente consiga se adaptar e manter as torneiras fechadas sem desperdício.
Outro momento crucial é quando se lava frutas e verduras. Quando for limpar os alimentos para consumo, separe duas bacias: uma com bicarbonato de sódio para retirar os agrotóxicos e uma com um pouco de água para limpá-los. Assim, além de consumir produtos frescos para ajudar na alimentação saudável, você também coopera com a natureza.
Uma boa opção para economizar é instalar arejadores de vazão ou reguladores. Enquanto os arejadores são pequenas peças colocadas diretamente na saída de água para diminuir os respingos e aumentar a impressão de volume, os reguladores são instalados entre a saída de água da parede e o objeto em questão, controlando a vazão de água e tornando-a constante. Em média, essas peças podem ajudar em uma economia de até 76%.
2. Diminua o tempo de banho
Sabe aquela uma hora que você passa debaixo do chuveiro refletindo sobre a vida? Tente diminuir o tempo gradativamente. Dependendo do tipo de chuveiro utilizado, cada minuto a menos durante o banho são 23 litros de água economizados. Portanto, vale a pena refletir e adotar um consumo consciente.
Além disso, você também pode colocar baldes dentro do box para recolher a água que está escorrendo. Dessa forma, em vez de utilizar ainda mais o recurso para lavar o carro ou dar descarga, aquela água recolhida da hora do banho pode ser uma ótima opção de economia.
No caso dos chuveiros, a instalação de reguladores de vazão também é uma ótima escolha. Lembre-se que, se você morar em um apartamento ou condomínio, conversar com os outros moradores para adotarem esse dispositivo pode ser o primeiro passo para reduzir o consumo extra do recurso.
3. Use a descarga de forma consciente
Se puder optar, sempre prefira as descargas com dois volumes de água, assim você consegue utilizar somente o necessário, sem desperdiçar ou exceder o que realmente precisa. Além disso, você também consegue reutilizar a água da máquina de lavar roupas ou louças para limpar o banheiro.
Outra coisa interessante para investir são os vasos sanitários à seco. Eles chegaram recentemente no Brasil, mas já estão dando resultado em regiões onde há escassez de água. A ideia segue a mesma linha dos banheiros tradicionais, mas, em vez da água, usa-se câmaras de ventilação, sifões e contêineres para armazenar e tratar os resíduos.
4. Adote vassouras e panos mais vezes
Quando você for lavar seu carro, por exemplo, no lugar de gastar uma grande quantidade de água para deixar o automóvel brilhando, experimente utilizar panos e produtos específicos. Deixe o jato de água somente para o fim da lavagem, tendo consciência da economia que pode ser feita nesse processo.
Para lavar calçadas, há a possibilidade de utilizarmos vassouras em vez de mangueira. O tempo que você levaria para lavar a calçada — que geralmente fica bastante suja por conta de folhas, principalmente — pode ser diminuído ao varrer a sujeira primeiro, para só então esfregar o chão se necessário.
5. Reutilize água da chuva para regar as plantas
Ter plantas em casa é um ponto muito positivo quando se trata de cuidar do meio ambiente. No entanto, de nada adianta ter seu jardim particular e desperdiçar um recurso tão valioso quanto a água todos os dias, em grande quantidade. A água da chuva pode ser uma ajuda extra nesse caso. Já tentou recolhê-la e regar suas plantinhas?
Você também consegue economizar na hora de molhar as plantas escolhendo o horário certo. Quando se rega o jardim durante o dia, o sol retira a umidade muito mais rápido, não permitindo que as plantas absorvam a água. Contudo, se você as molhar no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco, a rega se torna muito mais eficiente.
Além do horário correto, instalar sistemas de irrigação por gotejamento é uma boa opção. Eles têm um efeito positivo no que diz respeito à quantidade exata de água utilizada, bem como também possuem peças que auxiliam no controle de pressão. Caso more em um condomínio, converse com seus vizinhos e tente implantar o sistema para reduzir os gastos.
6. Reaproveite a água do chuveiro para fazer limpeza
A água do chuveiro — aquela coletada durante o banho — pode ser reutilizada para fazer limpezas. Se você gosta de manter sua casa em perfeito estado e vive limpando janelas e portas, o que acha de continuar fazendo tudo isso, mas economizando seu recurso mais precioso? Pense nisso!
Essa água ainda pode ser reutilizada para limpar áreas externas e o próprio banheiro, afinal, a redução de gasto com essas pequenas atitudes pode fazer uma diferença enorme no final do mês e na própria natureza.
7. Utilize novamente o gelo derretido
Sabe quando você precisa descongelar a geladeira ou levou uma caixa térmica para a praia com gelo dentro, mas a água acaba indo pelo ralo no fim do dia? Utilize-a para regar as plantas, limpar seu carro ou, até mesmo, para dar descarga.
Outra opção bastante válida é comprar gelos reutilizáveis, que podem ser encontrados facilmente em supermercados e vendinhas. Além de não usar a água para esse fim, você não corre o risco de desperdiçar o recurso várias e várias vezes. Com os gelos “sustentáveis”, é possível economizar, reutilizar e sempre ter algumas pedras refrescantes disponíveis para sobreviver ao calor.
A ideia de guardar o gelo derretido também serve para quando se quer descongelar alimentos, como carnes. Tenha sempre um balde por perto para guardar a água proveniente desse processo. Em um ano, você consegue economizar, por exemplo, 300 lavagens de louça com essa atitude.
8. Invista em calhas coletoras de água da chuva
Como mencionado anteriormente, coletar a água da chuva é um hábito interessante. Se a água que temos disponível já está se tornando escassa, por que não procurar meios para economizar e reutilizar? É claro que a água da chuva não servirá para ser ingerida, mas ela pode servir muito bem para outros fins, como limpezas e irrigação de plantas.
Aposte nas calhas coletoras ou cisternas para que esse recurso seja filtrado e adequado ao uso. Esse investimento pode ser ainda melhor quando aplicado em bairros, condomínios ou apartamentos. Afinal, quanto mais pessoas aderirem ao movimento, mais economia e reaproveitamento de água serão feitos, prezando pela sua existência no futuro.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.