Começou a rodar nesta sexta-feira (12), um ônibus 100% elétrico no sistema de transporte coletivo municipal de Belo Horizonte. Durante os 30 dias de teste, o veículo circulará por diferentes linhas.
O ônibus circulará durante 30 dias na capital, oportunidade em que será realizado um estudo para avaliar o desempenho, o consumo, a emissão de poluentes atmosféricos e emissão de ruídos, além de verificar a viabilidade técnica e econômica de sua utilização no sistema de transporte público na capital.
Serão utilizadas várias linhas, para verificar o desempenho em diferentes topografias e itinerários, além de possibilitar que mais usuários possam avaliá-lo. A operação será em média, de uma semana em cada linha.
- Quadro de Horário de Ônibus – BHTrans
- Saiba ao vivo as últimas notícias, informações sobre o trânsito e também o tempo de Belo Horizonte
Veja abaixo o cronograma por linhas
- 9250 – Caetano Furquim/Nova Cintra via Savassi (a partir do dia 12);
- 5503A – Goiânia A;
- 9105 – Nova Vista/Sion ;
- 815 – Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI.
O presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, enalteceu a viabilidade dessa parceria importante para a mobilidade urbana de Belo Horizonte. “A Prefeitura de Belo Horizonte dá mais um passo em busca de uma cidade cada dia mais sustentável. O teste com o ônibus elétrico é fundamental para avaliarmos seus benefícios, eventuais desafios e também a aceitação dos usuários do transporte coletivo da capital. Essas informações vão ajudar no planejamento do futuro da mobilidade em Belo Horizonte, em que o caminho natural em todas as grandes cidades do mundo é a busca por um transporte utilizando energia limpa”.
“Para que Belo Horizonte possa cumprir os compromissos assumidos nacional e internacionalmente na redução de emissões de gases de efeito estufa, deve-se considerar uma frota de veículos coletivos que utilize energia limpa e renovável. A Secretaria de Meio Ambiente realizará o monitoramento das emissões e poluição, comparando o desempenho de um veículo movido a energia elétrica a um alimentado pelo tipo de combustível do tipo fóssil que se utiliza habitualmente na frota, o diesel”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.
Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM, ressaltou a parceria que viabilizou o projeto oferecendo energia renovável proveniente de fazendas solares para abastecer o ônibus elétrico. “No momento em que o mundo está discutindo as questões climáticas na COP26, a Cemig SIM reafirma seu compromisso com a oferta de energia limpa e renovável para os mineiros. Dessa forma estamos contribuindo com melhoria da vida das pessoas e do meio ambiente”.
O Projeto Mobilidade Elétrica é fruto de uma parceria do ICLEI/TAP (Governos Locais pela Sustentabilidade / Programa da Ação Transformadora) com a Prefeitura de Belo Horizonte / Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Cemig SIM. Envolve, também, o WRI Brasil na promoção de estudos e ações conjuntas nas áreas de mobilidade e desenvolvimento urbano sustentável do Município de Belo Horizonte.
Avaliação dos usuários
Durante o período de teste, os usuários poderão compartilhar suas percepções sobre o desempenho, o conforto, o nível de ruído e a sustentabilidade por meio de uma pesquisa on-line, usando um QR Code, que estará disponível em cartazes dentro do ônibus. Clique aqui e confira a pesquisa
O teste
O desempenho do ônibus elétrico terá os seguintes itens avaliados:
– Adaptabilidade às condições climáticas;
– Adaptabilidade aos tipos de solo e relevo;
– Níveis de emissão dos poluentes atmosféricos (gases de efeito estufa – GEE, outros gases e material particulado) a serem evitados com a operação do ônibus elétrico;
– Níveis de emissão de ruídos a serem evitados com a operação do ônibus elétrico;
– Consumo de energia elétrica e autonomia das baterias em condições normais e severas.
Ônibus elétrico
O veículo da BYD é um modelo K9A do tipo Padron, piso alto, suspensão pneumática e ar condicionado, carroceria Marcopolo Torino, comprimento 12,6 metros, com três portas, área reservada para cadeira de rodas, capacidade de 36 passageiros sentados e capacidade total média de 72 passageiros. A autonomia das baterias é em média de 210 Km.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.