A capital mineira recebe, de 09 a 18 de março, a Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória, que acontece no MIS (Museu da Imagem e do Som) – Cine Santa Tereza, rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza. Realizado pelo Instituto Cervantes BH e pelo Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE), a mostra exibirá filmes com novas leituras sobre a Guerra Civil Espanhola. As sessões terão filmes legendados em português e com entrada gratuita. A Mostra tem apoio cultural do MIS Cine Santa Tereza, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de BH.
Serão sete filmes sobre a Guerra Civil Espanhola e o pós-guerra (Las 13 Rosas, Pan Negro, El Viaje de Carol, El Laberinto del Fauno, La Maleta Mexicana, Bienvenido Mr. Marshall e La Lengua de Las Mariposas e um filme infantil para agradar esse público, com o desenho animado do clássico Dom Quixote de La Mancha parte I (dublado em português sem legenda).
Os filmes selecionados para a Mostra retratam a guerra devastadora e tratam de recuperar a memória coletiva dos perdedores do lado republicano. “Trata-se de filmes de índole muito diversa que formam um recorte representativo da produção cinematográfica espanhola sobre este tema: um documentário e seis longas metragens. O tema da memória está presente em todos eles, seja através de uma maleta de negativos de fotografias encontradas ou pelo olhar de uma criança sobre a guerrilha do pós-guerra ou através das lembranças de 13 jovens mulheres”, conta o curador da mostra prof. Dr. Volker Jaeckel, coordenador do Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE).
As sinopses dos filmes e os horários das sessões estão disponíveis no site do Instituto Cervantes em Belo Horizonte (www.belohorizonte.cervantes.). A entrada é gratuita e a retirada do ingresso pode ser feita trinta minutos antes de cada sessão.
Após a exibição do filme Las trece rosas da Mostra, no dia 09 de março, às 19 h, haverá uma sessão comentada sobre o filme e debate com o público. Participam do debate: o curador da Mostra, prof. Dr. (UFMG) Volker Jaeckel, o diretor do Instituto Cervantes BH, Luiz Javier Ruiz Sierra, a gestora do MIS, Siomara Faria e a coordenadora técnica da Mostra e profa do Instituto Cervantes BH, Isabel Jimenez.
Sobre a Guerra (texto do prof. Dr. Volker Jaeckel)
A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é uma ruptura importante na história da Espanha e como nenhum outro acontecimento marcou o país e seus habitantes até hoje. Foi uma guerra que deixou a nação dividida em duas partes durante mais de 40 anos. Ainda depois do fim da ditadura do general Francisco Franco em 1975 permaneceu no país ibérico um silêncio sobre este assunto polêmico, inspirado por um pacto de esquecimento.
Esta guerra não foi apenas um prelúdio da Segunda Guerra Mundial 1939-1945, era também a primeira guerra moderna que afetou gravemente a população civil de um estado com bombardeios massivos e causou um êxodo enorme de exilados para outros países europeus, africanos e latino-americanos. Também foi a única vez na história que uma guerra mobilizou dezenas de milhares de voluntários de 53 países diferentes para lutar a favor de um governo legitimamente eleito. Ao mesmo tempo foi a primeira guerra mediatizada com uma repercussão quase imediata na imprensa mundial que levava os horrores da guerra aos lugares mais distantes do mundo em forma de reportagens de jornais, revistas e documentários.
Serviço:
Mostra de Cinema Espanhol de Guerra e Memória
Dias: 09 a 18 de março
Local: MIS Cine Santa Tereza
Endereço: Rua Estrela do Sul, 89, bairro Santa Tereza
Realização: Instituto Cervantes BH e Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG (NEGUE)
Apoio cultural: MIS Cine Santa Tereza, Fundação Municipal de Cultura e Prefeitura de BH
Entrada: Gratuita
Informações: 3789 1600 Instituto Cervantes BH
Confira programação:
• 09/03, às 19h: Las 13 Rosas (132 min., 2007, Emilio Martínez- Lázaro) com sessão comentada após exibição do filme e debate com o público
• 10/03, às 19h30: Pan Negro (108 min., 2010, Agustí Villaronga)
• 11/03, às 19h30: El Viaje de Carol (104 min., 2002, Imanol Uribe)
• 15/03, às 19h30: El Laberinto del Fauno (112 min., 2006, Guillermo del Toro)
• 16/03, às 19h30: La Maleta Mexicana (90 min., 2011, Trisha Ziff)
• 17/03, às 19h30: Bienvenido Mr. Marshall (75min., 1953, Luis García Berlanga)
• 18/03, às17h00: Dom Quixote de La Mancha, parte I (92 minutos, Cruz Delgado)
• 18/03, às 19h30: La Lengua de las Mariposas (95 min, 1999, José Luis Cuerda)
Sinopses dos filmes: www.belohorizonte.cervantes.es
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.