Artistas de renome local e regional fazem parte da programação musical dos palcos oficiais do Carnaval de Belo Horizonte. Cerca de 40 atrações de diversos gêneros musicais, incluindo samba, jazz, forró e pagodes agitam a cidade entre os dias 24 e 28 de fevereiro, nos três palcos montados na Praça da Estação, Avenida Brasil e Rua Guaicurus.
O palco da Guaicurus, na zona boêmia de Belo Horizonte, é a novidade deste ano, que terá shows entre os dias 26 e 28 de fevereiro (o palco será montado após o desfile do Então, Brilha!). A programação vai abraçar a pluralidade cultural e a diversidade de gêneros musicais.
A seleção dos artistas foi realizada por meio de edital lançado em janeiro. A curadoria artística da Belotur levou em consideração o grau de inserção da atração no cenário musical e na região das apresentações, performance, figurino, empatia com o público, produção em geral, entre outros.
Além dos três palcos oficiais, outro será montado no Parque Municipal para fazer a festa da criançada. O Carnavalzinho acontece no domingo, dia 26, a partir das 9h.
Palco Praça da Estação
Um grande encontro de blocos afro marcará a abertura oficial do Carnaval de BH 2017 nesta sexta-feira, dia 24, na Praça da Estação, às 19h. Batizado como Kandandu, que significa “abraço” na língua africana kimbundu, o evento reunirá seis blocos da cultura afro da cidade em uma grande festa, levantando suas bandeiras contra a homofobia, tema do encontro de 2017. A igualdade racial e um protagonismo diferente prometem conduzir um dos maiores carnavais do país. Afoxé Bandarerê, Angola Jânga, Magia Negra, Fala Tambor, Samba da Meia-Noite, Tambolelê, entre outros, vão participar. São esperadas cerca de 20 mil pessoas.
No sábado, dia 25, a partir de 18h30, os compositores Dudu Nicácio, Gilmar do Cavaco e o cantor Mandruvá prometem tirar o samba do pé dos milhares de foliões no coração de BH. Já no domingo, dia 26, o samba do Grupo Novo Jeito abre a festa. Logo em seguida, às 20h30, será a vez do compositor Lulu do Império tocar samba de raiz. Inspirada nos bailes tradicionais, a Orquestra Royal agita o carnaval com hinos que viralizaram na internet, como “Selfolia”, “Manja rolha”, “Não enche o saco do Chico”, “Sudorese em BH”, “Prefeito, libera o cooler”, e “O baile do pó Royal”.
Na segunda-feira, dia 27, às 20h30, a cantora Paula Sete embala a noite com ritmos da bossa nova, MPB, sertanejo, samba, dance music, axé e pop. Às 20h30, a banda Delegas Samba Clube, composta pelo violonista e compositor Thiago Delegado, pela cantora paulistana Fabiana Cozza e pelo cantor Fernando Bento apresentam temas tradicionais, sambas enredo, sambas de roda e sambas-canção. A tradicional banda Zé da Guiomar fecha a noite com os clássicos do samba a partir de 22h30.
Os Garotos do Pagode animam a abertura da terça-feira, dia 28, às 20h30. Logo em seguida, será a vez do samba de Carla Gomes. O Baile Maguá fecha a programação do Palco Oficial da Praça da Estação, com uma apresentação que passeia por vários ritmos brasileiros, passando pelo samba, samba rock, axé, pagode e rock, com uma pegada carnavalesca. No repertório, músicas de Jorge Ben, Tim Maia, Caetano Veloso, Skank e Ivete Sangalo.
Palco Guaicurus
Uma novidade do Carnaval de BH 2017 será o Palco Guaicurus, na zona boêmia da cidade. No domingo, dia 26, às 22h30, quem abre a folia com muito samba de roda é Ricardo Barrão e Banda. Em seguida, a Orquestra Mineira de Brega apresenta os refrões mais conhecidos da música brasileira e dos sucessos internacionais. O repertório vai de clássicos como Fogo e Paixão, de Wando, e Aguenta Coração, de José Augusto, aos hits gringos It must have been love, do Roxette, e Total Eclipse of the Heart, de Bonnie Tyler.
Na segunda, dia 27, representando a região do Barreiro, a Escola Estrela do Vale sobe ao palco com todo o brilho e tradição, a partir de 22h30. Fundada em 14 de março de 2009, a agremiação estreou no Carnaval de Belo Horizonte em 2010 e já conquistou duas vezes a terceira colocação. Às 2h30, a banda Swing Safado comanda a folia.
Quem abre o Palco Guaicurus, na terça-feira, dia 28, às 22h30, é Evandro MC. Durante a madrugada, às 2h30, entra em cena o Bloco Havayanas Usadas.
Palco Avenida Brasil
O carnaval no Palco Avenida Brasil abre com o repertório variado do Bloco do Approach, no sábado, dia 25, às 12h. O bloco é um dos protagonistas do ressurgimento do Carnaval de rua de Belo Horizonte. Às 18h, a DJ Cris Brasil embala os foliões. A envolvente bateria da Imperatriz Mineira entra logo em seguida, às 20h30.
No domingo, dia 26, a partir de 16h30, o musicista Dê Lucas apresenta um vasto repertório de samba autoral. Às 18h30, o Me Beija que Eu sou Pagodeiro relembra o pagode dos anos 1990 com releituras de Molejão, Só pra Contrariar, Raça Negra, entre outros. O pagode e o samba do Nossa Roda agita a festa às 20h30.
O apresentador, ator e compositor Saulo Laranjeira abre a programação da segunda, dia 27, às 16h30. O batuque e as canções diretas do samba do Oi de Gato entra na avenida às 18h30. Às 20h30, com muita irreverência, quem comanda o palco é o Chorando Jazz.
Carnavalzinho
O espírito carnavalesco promete encantar a criançada e durante a programação do Carnavalzinho, no Parque Municipal Renné Gianetti, na Afonso Pena, no domingo, dia 26, e na terça, dia 28.
Os pequenos poderão curtir marchinhas tradicionais e brincar com apresentações lúdicas, com bailes, performances e muito mais.
Mais informações no site carnavaldebelohorizonte.com.br
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.